terça-feira, 12 de novembro de 2013

Modelos de cor

Para que os sistemas gráficos possam reproduzir as cores é necessário que criem modelos que as representem tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e também da cor.

O modelo de cor tem como objetivo oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas em que um ponto representa a cor. Também o modelo de cor fornece metodos que permitem especificar uma determinada cor.

  • Modelo aditivo
Num modelo aditivo, a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue) indicam a presença de luz ou da cor branca. Este modelo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.


  • Modelo Subtrativo 
Num modelo subtrativo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, o preto. A ausência de luz corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim que são todos refletidos. Este modelo explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros. Assim, a cor de um objeto corresponde à luz que este reflete e que os olhos recebem.


Fontes - imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiW3XHra8dtWdYM9nk6heN7p1JhpuY6v-rsAngY5154SUeJQPQnEc3Hq2iwEYWKL0Rb930iJIl71FnFLXqgMdDsfKdI3eKfswprClrOUkgFfJklqWr2I_UMcPEvmla5vjG2c_z_tT_WyDwl/s320/asfvjkbasdfbvlbvfr.png
http://eltigris.files.wordpress.com/2011/09/cores-subtrativas.png

Sem comentários:

Enviar um comentário